7 coisas aterrorizantes que as aranhas podem fazer

dsc_0052Pequenas, gigantes, exóticas e bastante venenosas. As aranhas são animais sem esqueleto interno, com oito pernas e que injetam um veneno capaz até de matar o ser humano.

Você sabe quais são as aranhas maisperigosas e mortais do planeta Terra? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são elas.

É bem comum no imaginário popular acreditar que elas apenas emitem teia e se alimentam de insetos, quando, na verdade, as aranhas fazem muito mais que isso.

Confira a listinha que separamos para você com algumas coisas aterrorizantes que as aranhas podem fazer e você não sabia:

1 – Saltar pela floresta para capturar a presa

aranhas-1-838x558

As aranhas conseguem saltar muito alto pela floresta para atacar suas presas. É o caso da aranha portia. De acordo com o G1, ela é “inteligente o suficiente para usar os recursos da floresta para, de rapel de cabeça para baixo, atacar de surpresa a indefesa vítima.

Predadora diferenciada, a portia tem três superpoderes: é uma ótima saltadora, capaz de pular distâncias 50 vezes maiores que seu próprio comprimento, tem uma visão de dar inveja a qualquer bicho grande e ainda é devoradora de espécies maiores que ela própria.”

2 – Soltar teias gigantes

teias-aranha

Moradores de Rowlett, no estado do Texas (EUA), foram surpreendidos com teias de aranha gigantes em várias árvores e cantos.

aranha-teias2

A ação dessas espécies causaram espanto e levaram muitas pessoas ao parque Lakeside para registrar as teias feitas em larga produção. Os fios chegaram a medir metros e metros de material produzido por elas.

3 – Chegar a 30cm e conseguir o peso de um cachorro

muff83pt0vcc8w15bspf

De acordo com o jornal OGlobo, essa é a “Goliath Birdeater da América do Sul, uma aranha cujas pernas podem chegar a 30cm, ligadas a um corpo do tamanho de um “punho grande”. Essas aranhas podem pesar até 200g, sendo tão pesadas quanto um filhote de cachorro pequeno, segundo o cientista Piotr Naskrecki, um entomologista e fotógrafo do Museu de Zoologia Comparativa da Universidade de Harvard que encontrou a espécie enquanto fazia uma caminhada noturna em uma floresta tropical na Guiana..

O animal ainda faz um ruído aterrorizante quando caminha. Quando são surpreendidas ou ameaçadas, essas aranhas, membros da família tarântula, ou Theraphosidade, podem emitir um ruído de assobio alto, esfregando suas pernas umas nas outras, cobertas por pelos com ganchos microscópicos.

As fêmeas podem viver por 15 a 25 anos, mas os machos morrem logo após atingirem a maturidade e só vivem por cerca de 3 a 6 anos. E, às vezes, as fêmeas comem seus companheiros.”

 

4 – Manipular o som e o calor

aranha-teia-e1469570155700-1260x710

As teias das aranhas conseguem manipular o som e o calor. É o que diz um estudo publicado na Nature Materials. O estudo afirma que “a teia de aranha é capaz de bloquear certas quasipartículas do som (chamadas de “fônons”) dependendo da frequência, da mesma forma que semicondutores podem bloquear determinados elétrons.”

‘Há uma gama de frequências que são bloqueadas’, disse Edwin Thomas, da Rice University, em um comunicado. ‘Se você transmitir um som em uma determinada frequência, ela não passará pelo material.’ Além disso, as teias são grudentas (para pegar presas), têm propriedades antimicrobianas naturais, é hipoalergênica e biodegradável.

Todas essas propriedades vêm da estrutura cristalina intrincada na teia. Existem camadas mais rígidas que a mantêm segura e áreas mais suaves que a mantêm flexível.

Duas proteínas ricas em alanina são incorporadas num polímero para fazer a fibra, embora outro aminoácido, a glicina, corresponda a 70% do material. Uma dessas duas proteínas tem uma estrutura super ordenada, enquanto a outra tem uma estrutura menos ordenada. Essa tensão é o que proporciona a força e elasticidade dela.”

5 – “Voar”

fafda

Existe uma espécie de aranha que consegue “voar”. É o que identificou um estudo publicado no periódico científico The Royal Society Interface.

A pesquisa concluiu que as aranhas Selenop Banksi são capazes de planar e orientar sua trajetória, enquanto estão no ar.

De acordo com Steve Yanoviak da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos, em entrevista à BBC, o cientista-chefe da pesquisa, “Não existem animais com asas. Aranhas não podem voar. Estas aranhas representam uma impressionante aventura evolucionária na conquista do ar pelos animais.”

6 – Cuspir veneno como cobra

aranhas-4

Algumas espécies de aranhas, como a lince verde(Peucetia viridans), conseguem cuspir veneno como uma cobra. Elas possuem 1,27 centímetros e conseguem lançar veneno de cerca de 12 centímetros ou até 10 vezes mais que o seu comprimento corporal.

7 – Usar um cordão com bola de cola

aranhas-5-1-838x691

Essa é a aranha boleadeira. Essa espécie é uma caçadora noturna que usa uma espécie de “cordão com uma bola de cola na ponta” com o objetivo de capturar a presa com essa arma. O cordão é feito de seda e pode ser arremessado em mariposas e outros insetos que estiverem passando por perto da aranha.

O que você achou das habilidades destas aranhas? Mande seu comentário para gente!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Super Curiosinho © 2016 Super Curiosinho